Newsletter
Facebook
Twitter
Folha de São Pedro
Buscar
A falta de ética
Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter.
 
Num sentido menos filosófico e mais prático podemos compreender um pouco melhor esse conceito examinando certas condutas do nosso dia a dia, quando nos referimos, por exemplo, ao comportamento de alguns profissionais, tais como um médico, jornalista, advogado, empresário, político e até mesmo um professor. Para estes casos é muito comum ouvir expressões como: ética médica, ética jornalística, ética empresarial e ética pública.
 
A ética pode ser confundida com lei, embora que, com certa frequência a lei tenha como base princípios éticos. Porém, diferente da lei, nenhum indivíduo pode ser compelido, pelo Estado ou por outros indivíduos a cumprir as normas éticas, nem sofrer qualquer sanção pela desobediência a estas; mas a lei pode ser omissa quanto a questões abrangidas pela ética.
 
A ética abrange uma vasta área, podendo ser aplicada à vertente profissional. Existem códigos de ética profissional, que indicam como um indivíduo deve se comportar no âmbito da sua profissão. A ética e a cidadania são dois dos conceitos que constituem a base de uma sociedade próspera. 
 
Aqui na Folha de São Pedro que completa este mês 13 anos de fundação, procuramos manter a ética, nunca sofremos nenhum  processo por matérias indevidas ou sensacionalistas e primamos pela ética e moral. É normal recebermos nestes anos alguns profissionais de outros jornais, que veem a procura de emprego e a primeira pergunta é, qual o seu vínculo com a outra empresa? Continua trabalhando nela ou está livre?.
 
A ética e o caráter das pessoas e profissionais são de extrema importância para qualquer seguimento da vida, dificilmente uma pessoa sem ética tem vida longa. Lamentavelmente ainda temos pessoas que, para conquistar algo “pisam ” nas pessoas de uma forma grotesca e imoral tentando com isto levar vantagem em suas “negociatas”. 
 
Estamos vivendo em um mundo globalizado e tecnológico em que os valores morais estão sendo esquecidos, são bananas sendo jogadas em jogadores de futebol como uma forma imbecil e clara de racismo, são idiotas que atiram fogo em ônibus como forma de protesto, esquecendo que estão prejudicando o trabalhador. Enfim, não custa nada sermos éticos. Podemos até perder alguma coisa, mas com certeza, vamos ganhar e muito tendo moral e ética em nossas profissões.

Autor: Adamiro Borrowisky

Compartilhar:
Enviar notícia por email
X
(O link da notícia será enviado automaticamente)
Sugerir correção para a Folha de São Pedro
X
(O link da notícia será enviado automaticamente)
Desenvolvimento de Sites
Dr Pollyany
Guia São Pedro Online
Desenvolvimento de Sites
Guia São Pedro Online
Dr Pollyany