O Que Causa Hemorroida?

As hemorroidas podem ter diversas causas, sendo as mais comuns: a força para evacuar, a diarreia, a gravidez, a prisão de ventre, as fezes muito duras, a falta de fibras na alimentação, o sobrepeso ou mesmo o levantamento de peso excessivo e a prática de sexo anal.

O problema é causado pelo aumento da pressão de vasos sanguíneos da região anal. Por esse motivo, as veias dilatam-se e causam inchaços e incômodos que incluem dores, coceiras, inflamações e até sangramentos. Além disso, as hemorroidas podem ser internas ou externas, dependendo de onde ocorre a inflamação dos vasos sanguíneos.

A diarreia crônica, aquela que dura mais de 4 semanas, também pode levar ao surgimento das hemorroidas. Ela causa desconforto e aumenta a irritação da mucosa anal, que fica mais propensa a sofrer com inflamações. Por outro lado, pessoas que demoram tempo demais no banheiro também podem ter complicações, isso porque elas costumam ter as fezes mais duras e sofrer com uma maior dificuldade para evacuar.

Como Tratar as Hemorroidas?

As hemorroidas possuem um tratamento simples, geralmente são utilizados analgésico e medicamentos anti-inflamatórios. O proctologista também pode indicar pomadas especialmente desenvolvidas para passar na região e tratar o problema. Esse tipo de medicação pode fazer com que as hemorroidas melhorem mais rapidamente, além de aliviar os desconfortos da região.

Nem todo mundo tem hemorroidas e o problema pode ser tratado. Porém, é provável que pessoas que já tiveram hemorroidas voltem a sofrer com o problema. Para sanar isso, algumas medidas simples podem ser adotadas para quem quer diminuir a ocorrência das hemorroidas ou mesmo fazer com que elas melhorem mais rápido. Esses hábitos incluem:

  • Não segurar a vontade de evacuar;
  • Aumentar a ingestão de fibras, para que o intestino funcione melhor;
  • Manter-se hidratado para que as fezes não fiquem tão ressecadas;
  • Fazer compressas (quentes ou frias), que podem ajudar a aliviar a dor;
  • Tomar banhos de acento com água morna.